Menu fechado

Código de Ética

Código de Ética e Integridade

Carta aberta da diretoria

Desde 1997, a SANTEC se esmera em alcançar a excelência técnica para solucionar as ‘dores’ dos seus clientes ou bem executar os projetos por eles trazidos, contando sempre com a seriedade de retidão na execução dos negócios pelo sócio fundador que transmitiu tais motivações aos herdeiros que atualmente conduzem as atividades.

O rigor desde tal época teve de ser adaptado, conforme a sociedade se tornou mais complexa, sobretudo porque as capacidades individuais foram elevadas a partir de estágio tecnológico que não era imaginado naquele tempo.

Por isso, com o crescimento da empresa, o passo natural é a demonstração à sociedade de como é possível carregar um sonho por meio de gerações, não apenas perpetuando a disciplina necessária na produção para entregar a qualidade esperada pelos clientes, mas seguindo o caminho da retidão de comportamentos e condutas que por todos deveria ser seguido.

A partir do Código de Ética e Integridade publicado, a SANTEC espera transmitir não apenas a seus clientes, mas à sociedade que a excelência na execução de seus projetos é também resultado da cultura ética que cultiva e estimula.

Isso implica na adoção de medidas de prevenção e orientação de seus colaboradores combinadas com rápida resposta para as violações detectadas, cujas sanções seguem a legalidade e proporcionalidade.

Mais do que a síntese do que a empresa realiza para cultivar a ética em sua operação, este Código de Ética e Integridade é o compromisso empresarial perante a sociedade que carrega a decência na execução dos negócios desde a sua fundação.

Osasco, 19 de setembro de 2024.

Código de ética e integridade

Missão

Ajudar no desenvolvimento tecnológico dos nossos clientes de maneira altamente confiável, duradoura e segura em conformidade com todas as normas de qualidade, segurança e ambientais aplicáveis, nacionais e internacionais.

Visão

Desenvolver soluções de automação inovadoras.

Valores

  • Ética na condução de negócios;
  • Compromisso com a entrega;
  • Relacionamento de confiança com clientes e fornecedores;
  • Trabalho em equipe e respeito mútuo;
  • Crescimento sustentável.

Compromissos

  • Investir no desenvolvimento de seus colaboradores, aperfeiçoando os talentos individuais e acreditando no potencial de cada um;
  • Projetar soluções e executar suas operações com o mínimo de agressão ao meio ambiente;
  • Humanizar os processos de gestão e organização interna;
  • Ter postura ética exemplar no mercado, agindo sempre com boa-fé, transparência e respeitando os princípios livre e justa concorrência;
  • Elevar a tecnologia na automação industrial à excelência cumprindo os níveis de qualidade e segurança mais criteriosos.

 

Glossário técnico-jurídico

Administração: Órgão soberano da SANTEC responsável pela tomada de decisões e gestão empresarial, formada pelos seus sócios ou quem à sua ordem por estes designados.

Ativo: Todo recurso, dado ou informação que possua valor.

Benefícios: Vantagem em determinado contexto que pode ser pecuniária, ou não.

Boa-fé: Atributo de comportamentos que compreendem, dentre outros valores positivos: veracidade, transparência, lealdade, colaboração, honestidade e fraternidade.

Colaborador: Qualquer pessoa que desempenhe função em benefício da SANTEC, seja prestador de serviço, empregado, sócio ou membro da Administração.

Comissão: Remuneração específica como bonificação de concretização de negócio.

Compliance: Termo utilizado para identificar a conformidade legal da atividade negocial ou empresarial em determinado contexto.

Conflitos de interesse: Choques provocados em situações nas quais o julgamento pessoal de um colaborador em seu próprio benefício poderá ir contra decisão mais adequada ou vantajosa para a SANTEC.

Dados pessoais: Informações relacionadas a pessoa natural identificada ou identificável.

Ente Privado: Pessoa física ou jurídica de direito privado brasileira ou estrangeira.

Ente Público: Pessoa jurídica de direito público brasileira ou estrangeira.

Ética: Padrão de conduta que determina o que é tido como aceito e reprovável em determinado contexto social.

Honradez: Característica que compreende a lisura de conduta, agindo com veracidade, seguindo regras e normas e não prejudicando terceiros.

Incidente: Todo evento que seja contrário à lei, às normas ou políticas da SANTEC ou quando não são esperados ou desejados e que possuem probabilidade significante de causar dano a algo ou alguém.

Informação: Conjunto de dados que, processados ou não, podem ser utilizados para produção, transmissão e compartilhamento de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

Integridade: Garantia de que as informações não tenham sofrido alteração indesejada durante o seu ciclo de vida.

Política de Segurança da Informação: Documento da SANTEC que concentra as diretrizes de conduta que buscam preservar a integridade, confidencialidade, disponibilidade, autenticidade e legalidade da informação e seus RTIs.

Recursos de Tecnologia da Informação (RTI): São todos os recursos físicos e lógicos utilizados para criar, armazenar, manusear, processar, transportar, compartilhar e descartar dados. Sempre que mencionados nesta Diretiva de forma a não identificar seu possuidor ou proprietário, devem ser interpretados como tanto aqueles de propriedade da SANTEC ou por ela disponibilizados aos colaboradores quanto aos particulares em proveito corporativo. Caso contrário, haverá declinação de posse ou propriedade no próprio texto.

Retribuições espontâneas: Doação de produto, direito a utilização de serviço, títulos, dinheiro ou demais ativos sem qualquer promessa ou combinado prévios.

Violação: Todo ato que desrespeite disposição de lei vigente ou norma da SANTEC.

 

Objetivos

Apresentar à sociedade as precauções tomadas pela SANTEC para garantir o respeito à legalidade na consecução de seus negócios;

Elencar as garantias de lisura, boa-fé e segurança em seus processos combinadas com a fiscalização permanente pela alta direção;

Tranquilizar fornecedores, clientes e prospects ao expor a importância que a integridade corporativa significa para a SANTEC e da seriedade empregada para sua implementação e conservação.

 

O que entendemos como integridade corporativa

Os negócios praticados pela SANTEC têm como raiz a honradez de seus fundadores, cujo diferencial no mercado é a transparência tanto no conhecimento aplicados aos sistemas e dispositivos que desenvolve quanto o equilíbrio e justeza nas negociações praticadas.

Não apenas o direito escrito orientará as condutas empresariais e de seus colaboradores, uma vez que as normas de convivência no contexto social que está inserida possuem igual importância para se construir ambiente respeitoso, confiável e digno.

Vedação de condutas e atitudes calcadas na ilegalidade, mentira, dissimulação, simulação, traição, abuso de direito ou forma outra de violação legal ou de direito legítimo de quem quer que seja.

Suporte incondicional dos sócios, Administração e Diretoria para investimentos necessários para que se cumpra o que foi estabelecido neste Código de Ética e Integridade e darão o exemplo para os demais colaboradores.

Respeito às escolhas pessoais ou individuais dos colaboradores e o direito de tomá-las sem nenhum tipo de coação.

Ter no diálogo franco a principal via de convergência e solução de controvérsias na operação.

 

Como garantimos a integridade corporativa

Ter como mantra o respeito aos requisitos da legislação em vigor e normas com equivalente força jurídica, independentemente do âmbito e espécie na execução das atividades e operações, além de atender às autoridades que façam cumprir tais leis e normas quando compelida a tanto.

Em todo novo processo de contratação por novos colaboradores, possíveis clientes ou novos serviços com os já existentes, as normas de conduta ética e anticorrupção serão expostas desde o início das tratativas como pré-requisito relacional, juntamente com o contrato de confidencialidade.

O sigilo comercial é pedra angular da empresa. Informações que correspondam a segredos de negócio e propriedade intelectual dos clientes apenas chegarão ao conhecimento de quem estritamente necessário for para executar a operação contratada e sempre sob rigoroso monitoramento da SANTEC.

A cultura de Favorecimentos Pessoais é rechaçada na SANTEC, sendo expressamente proibida qualquer ação, omissão ou tolerância perante esses comportamentos, sobretudo se houver a intenção de influenciar, induzir, agraciar ou recompensar quaisquer pessoas para fazer ou deixar de fazer algo que possa beneficiar a empresa ou prejudicar seus concorrentes.

Também por isso, a empresa proíbe que os colaboradores recebam qualquer bem, de valor, ou não, vantagem, benefício ou ativo fornecido por quem quer que seja em virtude das atividades executadas na SANTEC. Como medida de precaução, eventuais brindes com valor superior a 5% (cinco por cento) do salário-mínimo vigente serão sorteados internamente e com mecanismos de proteção para que eventuais familiares ou cônjuges do bem de valor não participem do certame.

A SANTEC supervisiona os contatos e operações de seus colaboradores a partir dos dispositivos e recursos tecnológicos corporativos e dos pessoais que forem utilizados para estes fins, nos termos da Política de Segurança da Informação da empresa, além de sempre haver ao menos um membro da Diretoria participando dos trâmites de contratação da empresa, especialmente com entes públicos.

Em regra, todas as contratações da SANTEC não apenas são acompanhadas pela Diretoria e Departamento Jurídico, mas fiscalizadas por todos os sócios, o que visa coibir situações de ilegalidade ou conduta duvidosa no relacionamento operacional da empresa, especialmente no fechamento de contratos.

As indicações de fornecedores, novos integrantes para a equipe ou clientes feitas por colaboradores deverão seguir os ritos já existentes para contratação, não devendo existir preferência ou tratamento diferenciado entre os indicados e aqueles que mantiverem contato espontaneamente ou forem buscados pela empresa.

A empresa somente aceitará ou pagará comissões que sejam expressas no contrato principal, deixando todas as partes envolvidas anuindo com a remuneração que fizer jus tanto a pagar quanto a receber.

Não obstante, a SANTEC não retribui ou recompensa ninguém quando é contratada e, da mesma forma, não aceita receber nada em troca como recompensa quando contratar determinada pessoa ou empresa para lhe fornecer produtos ou serviços.

Existe monitoramento constante de situações internas que possam gerar conflito de interesse, a exemplo da subordinação entre colaboradores que se relacionam, ficando sob responsabilidade do colegiado de integridade recomendar providência para que a SANTEC não se prejudique.

A empresa entende a responsabilidade financeira que possui e não compactua com atividades que visam qualquer tipo de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, tampouco aceitará pagamentos ou investimentos com indícios que sugerem a utilização desses embustes para mascarar a origem ilícita de capital.

Sempre que houver a organização de eventos para prospecção de seu conhecimento, produtos ou serviços, a SANTEC disporá comodidades como alimentação e transporte respeitando ao bom senso, evitando-se luxo, exagero, esbanjamento ou de qualquer outra forma o constrangimento dos participantes em fazer ou deixar de fazer algo em seu benefício.

Igualmente, quando a SANTEC receber convites para participação de eventos, congressos ou afins e tiver as despesas assumidas pelo organizador ou terceiro, haverá a necessidade de assinatura de contrato com objetivo de não vinculação, autonomia e independência das decisões da empresa em relação ao patrocinante ou quaisquer terceiros a ele vinculados, ou não.

A SANTEC possui Comitê de Integridade e Compliance, colegiado responsável por planejar, implementar, fiscalizar e atualizar as normas desta espécie e apuração de denúncias, incidentes, situações, faltas ou suspeitas de violações das regras das naturezas especificadas ou correlatas, com autonomia, independência e apoio incondicional dos sócios, Diretoria e Administração.

A empresa encerrará as tratativas ou contratações tão logo identifique ou tenha fundada suspeita de falta de idoneidade nos valores que tenha recebido ou que seja orientada a pagar terceiros que não aquele com quem contratou

Igual tratamento poderá será dado às contratações que infringirem o disposto neste Código de Ética e Integridade ou na Política de Integridade da SANTEC conforme decisão fundamentada do Comitê de Integridade e Compliance.

 

Como respeitamos nossos colaboradores

O respeito da empresa à legislação civil e trabalhista conta não apenas com a transparência dos direitos que seus colaboradores possuam, mas com o atendimento secular a cada um deles.

Todas as oportunidades de trabalho na SANTEC não farão distinção de aspectos fenotípicos ou identitários para a contratação e promoção, nos termos da Diretiva de Contratação e Carreira.

A empresa proíbe expressamente a discriminação por elementos identitários da pessoa, sobretudo aqueles expressamente considerados como crime.

A empresa investe na capacitação interna e desenvolvimento de seus colaboradores para formar não apenas mão-de-obra de altíssimo gabarito, mas, pessoas melhores.

A segurança na operação é inegociável. Por isso, como os rigores a seu alcance a empresa fornece e faz cumprir o uso correto dos equipamentos de segurança para cada ambiente das instalações ou canteiro em que atuar, evitando-se expor ao risco colaboradores com pouca experiência até que o superior de departamento sinalize pelo domínio da técnica e procedimentos, inclusive.

Bem por isso, a SANTEC não apenas veda aos colaboradores trazerem para seus estabelecimentos armas brancas ou de fogo, mas também veda que carreguem consigo substâncias perigosas ou sabidamente ilícitas.

A busca por novos talentos atende às melhores práticas da indústria, sendo impensável empregar condição de trabalho análoga à escravidão ou forçado, ou ainda contratação abaixo da idade mínima permitida ou cujo obreiro apresente indícios de ter sido vítima de tráfico de pessoas.

A SANTEC possibilita a quem entender necessário denunciar comportamento corporativo que entender ser injusto, abusivo ou ilegal conforme a estrutura disponibilizada e que não deverá ser objeto de represália da empresa quando identificada, podendo ser feita de modo anônimo.

Clique para fazer uma denúncia.

 

Condutas que esperamos dos colaboradores

O cumprimento das regras da empresa pelo tempo que estiverem em seu plantel e que não utilizem o nome, logotipo ou aparato corporativo para fins desconectados das suas tarefas e operação, particulares ou em prejuízo da SANTEC.

Comprometimento e dedicação para que o nível de excelência das entregas da SANTEC seja atendido, apresentando-se ao labor com asseio, organização pessoal e sobriedade.

O mesmo respeito investido pela Administração, Diretoria e sócios, não se valendo de fraude, embustes ou mentira de qualquer tipo para levar vantagem sobre a SANTEC.

 

Como respeitamos o meio ambiente

A empresa entende que cumprir a legislação ambiental é obrigação moral de todas as pessoas físicas ou jurídicas, pois a sobrevivência de todos depende do ambiente viável para tanto.

Cabe mencionar que dentre as soluções desenvolvidas pela SANTEC, existe rol destinado a reduzir o desperdício de recursos naturais, o que já denota preocupação inconteste da empresa em disponibilizar caminhos para a atividade produtiva deteriorar o meio ambiente o mínimo possível.

Além dessas condutas, a empresa estimula o uso racional de recursos e buscando meios renováveis e duradouros para rotinas.

Também, a SANTEC segue criteriosos padrões de descarte de lixo, sobretudo eletrônico, aproveitando ao máximo o que se costuma chamar de ‘sucata’ e realizando a destinação a parceiros certificados e com reputação ilibada no segmento.